Compra a primeira lancha

Deseja comprar a primeira lancha?

Seja qual for a sua paixão, sempre haverá uma lancha ideal para seu estilo e desenvolvida especialmente para suas necessidades e desejos. No entanto, escolher a primeira lancha e qual a marca e modelo comprar, não é uma tarefa fácil, principalmente para quem está iniciando no mundo náutico. Como o mercado oferece uma grande variedade de modelos, tamanhos e preços, é importante saber quais são as atividades que pretende usar a lancha, antes de efetuar a compra.

Conheça alguns estilos de lancha para o lazer

1- Modelos:
Se a intenção de comprar sua primeira lancha for para passeios, o ideal é que a embarcação tenha todo o conforto para os passageiros. Existem lanchas de passeio com a proa aberta, para melhor aproveitamento do espaço a bordo e, os modelos cabinados, com a proa fechada, que oferecem mais conforto, especialmente para passeios longos, onde é possível contar com banheiro e até pernoitar.

Detalhes essenciais da sua embarcação

Agora que já sabe qual é o tipo de embarcação que deseja comprar, você precisa avaliar alguns detalhes importantes.

2- Investimento:
Na hora de comprar sua primeira lancha, veja o quanto está disposto a gastar. Essa questão é muito séria, pois, se decidiu comprar uma lancha, você almeja um “brinquedo” de lazer e não um transtorno para dar prejuízo.

Também é imprescindível que sua lancha navegue em ótimas condições, principalmente no mar. Você pode sair com ele calmo, porém, na hora de voltar o mar pode estar revolto. Lógico que com a tecnologia é possível consultar as condições do mar com antecedência, no entanto, a previsão nunca é 100% confiável.

3- Motor:
Escolha o motor ideal para sua lancha! A potência e o peso são fatores muito importantes para o bom desempenho de seu barco. Caso o motor não seja poderoso o suficiente, ele vai trabalhar mais do que deveria e exigindo uma manutenção precoce e fazendo o consumo excessivo de combustível.

4- Profundidade do casco:
Uma dica importante e que muitas vezes não é levada em consideração, é a profundidade da embarcação, que deve ser correspondente aos locais onde se deseja navegar. O barco deve ter uma profundidade de 1,70m para entrar em lugares mais rasos.

5- Documentação da embarcação:
Documentação regularizadoAssim que efetuar a compra de uma nova lancha exija a nota fiscal do casco e a do motor, o termo de responsabilidade de construção, que é assinado pelo estaleiro e por um engenheiro naval, o termo de garantia e o Manual do Proprietário, fornecido pelo fabricante.

No caso do casco e do motor usado, o comprador deve pedir:

  • Título de Inscrição de Embarcação (TIE) para lanchas acima de 5 metros; ou
  • Título de Inscrição de Embarcação Miúda (TIEM) se for menor de 5 metros;
  • Bilhete do seguro obrigatório (DPEM) em dia, e o
  • Recibo de compra e venda do vendedor para o comprador com a assinatura reconhecida em cartório.

Vale lembrar que os documentos deverão estar no nome do vendedor ou o próprio precisa ter uma procuração do proprietário para vender a embarcação. Sem isso, a transferência de propriedade na Capitania dos Portos não será possível.

6- Regularização na Capitania dos Portos:
O proprietário tem 15 dias após a compra para inscrever a nova lancha na Capitania dos Portos, mediante a apresentação da documentação requisitada. Sem este registro, o uso da embarcação fica proibido. Caso o proprietário precise transferir para outro estado, isto pode ser feito sem problemas, já que as Capitanias são órgãos federais.

Na hora de registrar a embarcação é preciso que você escolha um nome para evitar repetição. Você pode conferir na Capitania se o nome escolhido já existe. Caso o nome já exista e mesmo assim opte em manter a escolha é possível inscrever o barco, porém, um número em algarismo romano é acrescentado no final.

Em caso de embarcações classificadas para navegação oceânica, a repetição de nomes não é permitida. No caso de uma lancha usada, a alteração do nome pode ser feita no ato da transferência de propriedade.  A qualquer momento o proprietário poderá solicitar a mudança do nome na Capitania onde foi feito o registro.

Se ainda tiver dúvidas para comprar sua primeira lancha você pode entrar em contato com um dos consultores aqui na Celmar Boats que estão sempre dispostos a atender. Bom negócio e bem vindo ao nosso mundo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>