passeio de lancha

Garanta que seu passeio de lancha seja incrível.

Um dia lindo e ensolarado, automaticamente pede um passeio de lancha. E mesmo para os pequenos trajetos, os passeios precisam de um bom planejamento para que tudo saia como o desejado, evitando surpresas desagradáveis. E antes de pegar a lancha e sair navegando por aí, temos algumas dicas para deixar seu passeio ainda mais incrível!

É muito importante, saber quantas pessoas irão e fazer uma lista de tudo que será necessário para esse passeio de lancha e, o primeiro item é a escolha da rota. Com ela o navegador traçará um plano de rota, claro, sem esquecer as cartas náuticas e checar com antecedência a previsão do tempo.

Com a rota planejada e a previsão checada, agora é hora de decidir o tempo que irão passar no mar. É muito importante definir os utensílios e o cardápio que todos aprovem e que sejam fáceis de executar. A provisão de comida e de água potável deve ser sempre o dobro do calculado. Não esqueça também de levar filtro solar, repelente, roupas de frio e capas de chuva. Quando estamos navegando, o mar pode mudar, tendo ondas altas, chuvas e ventos, por isso, é bom se prevenir sempre.

Faça um check list de tudo antes do passeio de lancha

Antes de zarpar, é aconselhável checar tudo. O ideal é fazer uma lista detalhada e dividida em partes diferentes:

  1. Sistema de propulsão;
  2. Sistema de navegação;
  3. Sistema de comunicação;
  4. Cabine;
  5. Equipamentos obrigatórios;
  6. Salvatagem;
  7. Caixa de ferramentas;
  8. Equipamentos extras e de reservas;
  9. Documentação.

Os documentos da lancha e habilitação do piloto devem estar em ordem e a bordo. É importante ter uma chave reserva sempre a bordo em casos e emergência;

A âncora não deve ser ignorada por isso sempre verifique se os cabos estão em boas condições e leve uma âncora reserva, adequada ao tipo de fundo onde se pretende ancorar.

Itens de SegurançaCalcule a quantidade de combustível
É imprescindível verificar se a quantidade de combustível é suficiente para o passeio e se for o caso, planejar o abastecimento ao longo do percurso. Confirme se as luzes de navegação estão funcionando, cheque se a validade do extintor está ok, se os equipamentos de salvatagem estão de acordo com as normas da Marinha e a caixa de primeiros socorros está completa.

Verifique as condições do barco
Crie o hábito de antes de fazer o passeio de lancha observar as condições do motor e instalações elétricas. Avalie o nível de óleo, teste a bomba d’água, faça uma averiguação no nível de carga da bateria, monitore os registros abaixo da linha d’água. Essas são medidas preventivas para evitar problemas durante a navegação.

Leve sempre um celular
Mesmo contando com o rádio VHS, que é item obrigatório, é sempre bom ter um telefone celular carregado como garantia. Hoje há vários aplicativos destinados aos navegantes e com certeza, com seu celular, poderá sanar alguns probleminhas que possam ocorrer ou mesmo com um telefonema feito a bordo, pedir ajudar ou em último caso solicitar um resgate.

É sempre bom ter em mãos uma máscara de mergulho e um respirador, em caso de ter que entrar na água para retirar algum cabo enrolado na hélice ou sujeira bloqueando a entrada da água de refrigeração do motor.

Há necessidade de itens sem muita importância, mas, que também devem fazer parte da sua lista quando for passear de lancha:

  • Utensílios de cozinha;
  • Roupas;
  • Comida e bebida;
  • Caixa térmica;
  • Gelo;
  • Água potável;
  • Material de higiene pessoal;
  • Sacos de lixo;
  • Entre outros.

Certifique-se de que o sanitário está funcionando e se o sistema de esgoto não tem vazamentos. Não se esqueça de levar papel higiênico suficiente para evitar constrangimentos;

Avise sempre para onde vai fazer seu passeio de lancha
Nunca deixe de avisar aos familiares, à marina ou clube, sobre o destino do passeio e sua rota. É importante comunicar o horário da partida, o destino e a previsão de volta.

Confira aqui as orientações de segurança da navegação da capitania dos Portos

Tudo pronto! Agora é só curtição. Ah, não esqueça de distribuir o peso na lancha de forma homogênea, para não comprometer a navegação. Agora sim, bom passeio!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>