água limpa

Tenha uma lancha mas cuide bem da água que navega

Em 22 de março, comemoramos o dia mundial da água. Esse recurso de grande importância para toda a população é fundamental para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Por esse motivo, nós da Celmar Boats abordamos um tema pouco falado no mundo náutico. Será que as pessoas que navegam em suas lanchas sabem como proceder com os resíduos despejados em seus barcos? Será que é permitido jogar os dejetos do banheiro de uma embarcação diretamente na água onde navega?

Soluções para sua lancha

Sem dúvida, não cuidar do descarte de dejetos é uma atitude no mínimo insensata. O correto é armazenar todo o esgoto dentro do barco para depois levá-lo para terra firme ou, melhor ainda, tratá-lo a bordo, eliminando apenas as sujeiras antes de descartá-las na água. No mercado náutico existem vários sistemas para o tratamento de dejetos a bordo, que, se bem utilizados, são exemplos de educação e não agridem o meio ambiente. Existem várias soluções para o melhor descarte de dejetos. Confira aqui alguns deles.

1 – Lancha com tratamento de esgoto
Sem dúvida alguma e ecologicamente falando, ter um tanque com tratamento de esgoto na lancha é a solução de descarte de dejetos mais correta de todas. O tanque contém uma miniestação de purificação do esgoto, na qual os detritos são misturados há diversas substâncias que decompõem os dejetos e depois filtrados até que a água restante se torne adequada para ser despejada no mar. Esse processo ajuda a evitar mau cheiro.

Vaso químico para lancha2 – Tanque de contenção fixo
Outra boa opção é armazenar os dejetos do barco dentro de um tanque de contenção que serão sugados para o esgoto, assim que a embarcação atracar na marina. No tanque há um respiro, onde são colocadas substâncias desodorizantes e aceleradoras da degradação dos detritos sólidos e serve também para a troca de ar.

2 – Vaso químico portátil
A água da descarga fica armazenada ao redor da própria bacia, que se comunica o tanque de contenção que transforma detritos sólidos em líquidos. Ao final do passeio, é só retirar o tanque e esvaziá-lo no banheiro da marina mesmo.

Tome sempre uma atitude coerente. Vamos preservar nossas águas para aproveitar o que elas nos oferecem de melhor.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>